segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A Garrada: Tartarugas Ninja

Criadas pela dupla Kevin Eastman e Peter Lair em 1984, as tartarugas é sem duvida o grupo de animais mutantes mais bem sucedido, está presentes em todas as formas de mídias, de HQs a filmes. Sua origem foi inspirada no demolidor (o carinha cego da Marvel), pra falar a verdade o inicio das tartarugas chega a ser uma parodia de demolidor, existe muitas semelhanças o acidente com os produtos químicos, o nome do clã ninja inimigo deles são semelhantes os ninjas da Marvel se chamam Hand (traduzido como tentáculo mas seria mão) e o das tartarugas Foot (traduzido para pé), entre outras coisas bem similares...


A versão original feita pela Mirage em 1984 as 4 tartarugas depois de um acidente com produtos químicos são encontrados e criados por um rato que acaba se contaminando com os produtos químicos, eles sofrem as mutações. E Splinter, o rato, acaba batizando as 4 tartarugas com os nomes de 4 grandes artistas do renascimento : Rafael, Leonardo, Michelangelo e Donatello. Para representar o renascimento dos animalzinhos :\ .

Alguns personagens:


Splinter: Rato, e mestre das tartarugas. Na versão original ele aprendeu a lutar observando o dono dele praticando.
Splinter
Leonardo: O líder das Tartarugas, e favoritinho do Splinter ¬¬ Usa katanas como armas principais, e na versão animada e dos filmes usa bandana azul.
Rafael
Michelangelo: O mais supimpa, engraçado e divertido. Usa como arma principal nunchakus , e bandana laranja.
Donatello: O mais inteligente das tartarugas. Usa bastão e a cor da bandana é roxo.
Rafael: A tartaruga mais cabeça quente . Usa sais como arma principal e a bandana dele é vermeha.
Casey Jones: Um justiceiro que usa uma máscara de hóquei para combater o crime, conheceu Rafael nessas empreitadas e acabou se tornando amigo dele e do restante das tartarugas. Também tem um caso um namoro ou sei lá o que com a April. Usa como armas bastão de baseboll e tacos de hóquei.
Leonardo
April: É uma personagem que o pessoal gosta de modificar, já foi cientista, repórter, arqueóloga , ninja... Mas é a melhor amiga humana das tartarugas.
Michelangelo
Baxter Stockman: Cientista maluco que constrói robôs, sua criação mais conhecida são os mousers.
Destruidor: Principal vilão das tartarugas, líder do clã do pé.
Fugitoide: É um robozinho com cérebro de um cientista, construiu uma maquina de teleporte.
Donatello
Destruidor
Capiroto: Um gato que aparece na série recente da IDW.

Shadow: Filha adotiva de Casey, chegou a ser treinada pelo Splinter. E quando criança Michelangelo era a baba dela :/






Tartarugas na mirage:

1ª edição na Mirage
Editora que mais teve HQs das tartarugas elas ficaram de 1984 até 2010 na editora (tendo algumas interrupções durante esse período). O V1  das TMNT foi o terceiro maior volume até o momento das tartarugas com 62 revistas, sem contar com oneshots e especiais e minis que saiam ligadas diretamente com o v1.  Como as oneshots que saiam com o nome de cada tartaruga e  a mini Tales of TMNT que saiu em 1987 com 7 edições elas serviam para complementar o V1. O V2 veio em 1993 o diferencial dessa serie é que ela era colorida (sim o v1 é preto e branco), foi mais curto apenas 13 edições, foi praticamente só 1 arco não teve muita  coisa a acrescentar as tartarugas. O v4 de 2001 (ou v3 se não contar o da image) foi um retorno das tartarugas a mirage que no ano de 1996 foi para image, durou 30 edições esse volume a mirage retornou ao preto e branco ( o v3 da image também foi preto e branco), e nas HQs alguns personagens que ficaram sumidos desde o v1 teve suas pontinhas, como o Fugitoide. 

Tales of TMNT v2 começou em 2004 antes mesmo do fim do v3 (ou 4), sendo o segundo maior volume das tartarugas tendo 70 edições,  saíram ao estilo do v1 sendo completadas por minis e oneshots, como as minis solos de cada tartaruga que saíram em 4 edições cada. 
Também na mirage elas ganharam volumes de previa e adaptação dos filmes.

Tartarugas na Archie: 

Tartarugas na Archie
Com o sucesso da adaptação das tartarugas ninja para o desenho animado, a archie lançou HQs voltadas ao publico mais infantis como o desenho. Desenho que modificou um pouco as tartarugas elas ficaram mais cômicas e com bandanas coloridas (nas originais todas usam vermelhas). Possui o maior volume das tartarugas com 72 edições  e diversas minis e também chegou a lançar adaptação de alguns filmes em HQ.

Tartarugas na Image: 

As tartarugas em 1996 quando foi para image recebeu uma série que alguns classificam como o v3 , já que a cronologia não foi bem reiniciada com a mudança de editora, essa serie ganhou 23 edições, ganhou uma fã edição #24. Na image as tartarugas foram também aproveitadas em crossovers com outros personagens da image como o Savage Dragon e eventos como marte ataca image. Também teve uma mini chamada Bodycount que deve ter sido a coisa mais brutal que fizeram com as tartarugas bastante violenta e bem exagerada chegando a ser tosca.

Tartarugas na DW:

A passagem duvidosa pela Image
Semelhante ao que a archie fez com o desenho da década de 80, a falida DW fez uma adaptação do desenho da Fox das TMNT, as HQs não tinham muita coisa nova, algumas chegando a parecer que simplesmente copiavam o desenho animado. Conseguiu ter 8 edições.


Tartarugas na IDW:

Atual editora das tartarugas. Aqui acontece um reboot, a origem é modificada e a HQ fica colorida. Personagens novos como Capiroto é adicionado. E a editora já  vem publicando oneshots individuais para cada personagem como a mirage fez, e já tem planos de incluir as tartarugas naqueles eventos que ninguém entende da editora IDW.

Tartarugas em outras mídias: 

Nos desenhos as  tartarugas são conhecidas por duas series animadas a primeira de 1987 já foi considerada uma das animações mais longas, ela ficou no ar por 9 anos. Eram cômicas e iniciou a versão das tartarugas com bandanas coloridas. Serviu de inspiração para os quadrinhos da archie. Em 2003 apareceu um novo desenho produzido pela mirage studios e exibido na Fox. Nesse desenho as tartarugas tinha um porte maior eram mais musculosas. Ambas séries foram bem aceitas pelos fãs (ou maioria). 

Nos videogames são bem conhecidas e aclamadas pelos jogos do NES e SNES , uma trilogia feita pela konami, no estilinho vendetta meio luta, com opção de cooperação, ao maior estilo dos antigos jogos árcade. A konami nos anos 2000 tentaram fazer um remake,  tentaram fazer um jogo parecido com anteriores mas em 3D, não teve muito sucesso o jogos ficaram fáceis e enjoativos.  E a ubisoft foi responsável pela adaptação do filme das tartarugas o retorno, fizeram um jogo com jogabilidade parecida com Prince of pérsia, divertidinho mas fácil e sem desafio. A ubisoft também fez um jogo de luta 3D usando elementos principalmente do filme tartarugas ninja o retorno.   E recentemente saiu noticias falando que a produtora dos jogos recentes do Batman estavam interessados em fazer um jogo com as tartarugas similar aos do Batman.

Ganhou também um seriado em 1997, bem semelhante aos Power rangers, mas que chamou mais atenção era uma tartaruga nova, Venus.

As tartarugas também garantiu presença nas telonas com 4 filmes sendo o ultimo sem animação, seguiram a idéia das versões animada. Os filmes não são muito bons mas as tartarugas pelo menos são carismáticas neles ;\ .



5 Pitacos
Pitacos

5 Pitacos:

Kural Kingdom disse...

Kowabunga!

Paulo McMiller disse...

kkkkkkkkkkk esse post do garra é muito engraçado. Só o garra mesmo.. sabe tudo das tartarugas e ainda nos consegue fazer rir com seus comentários.

Thiago disse...

Wow que post completinho e eu mais cedo perguntei como funcionavam as HQs das Tartarugas com suas multiplas versões. Mais uma vez deixo meus agradecimentos. Já deu perfeitamente para me posicionar melhor nesse universo das comedoras de pizza!! \o/

Paulo McMiller disse...

É,e ainda tem algumas HQs já lançadas que ainda não foram postadas aqui no blog, elas podem ser encontradas no blog dos Centurions, mas em breve iremos postar todas aqui.

DAVID SILVA disse...

Também sou fã das Tartarugas. Parabéns pelo texto.

Postar um comentário