sábado, 22 de outubro de 2011

A Patada: Calvin e Haroldo


Uma das tiras de quadrinhos mais bem sucedidas de todos os tempos, Calvin e Hobbes de Bill Watterson alcançou todo esse sucesso com uma fórmula simples, porém magistralmente entusiante. Aliando filosofia, fantasia e infância, as tirinhas de Calvin e Hobbes conquistaram muitos fãs e se alastrou por todo mundo cativando a todos que com prazer liam suas aventuras.

Bill que por sua insastifação pela publicidade começou a tentar uma vida como caturnista, que sempre foi uma de suas paixões. Com muitas tentativas rejeitadas, eis que Bill foi chamado a atenção para um garotinho que tinha um tigre de pelúcia e irmão mais novo de um personagem principal. Voltando sua atenção para esses dois personagens começava assim em 1985 um novo fenômeno mundial dos cartuns.

A primeira tirinha de Calvin and Hobbes de novembro de 1985.

Alcançando rapidamente os elogios e prêmios da crítica especializada, Calvin e Hobbes conta aventuras recheadas de muita imaginação e diversas situações do dia-a-dia de uma criança "levada" com um olhar bem mais profundo, crítico e filosófico. Calvin é um garotinho de seis anos, pestinha, que possui um tigre de pelúcia chamado Hobbes (no Brasil, Haroldo), que na imaginação fértil de Calvin é um tigre sábio e sarcástico. Nessa paisagem fantasiosa de Calvin somos levados a uma realidade tal que a natureza humana sempre está numa evidência sutilosa e reflexiva.

As tirinhas de Calvin e Hobbes duraram pouco mais de 10 anos, quando Bill decidiu-se aposentar e se dedicar a pintura. Muitos fãs se questionam pelas poucas aparições de Calvin e Hobbes em produtos licenciados, camisetas, desenhos animados entre outras coisas mais. Porém Bill não permite o merchandising de seus personagens em outras mídias por acreditar que isso fugiria da mensagem que gostaria de passar com seus personagens. Mesmo assim isso não evitou a histeria de camisetas estampadas com o Calvin por aí e até curtas metragens dedicadas ao personagem. Um desses curtas você pode assistir logo abaixo:


Já em termos de edições especiais e encadernados lançados nas livrarias de todo mundo, foram 11 álbuns lançados e mais 7 coletâneas especiais com as tirinhas de Calvin e Hobbes. No fim desse post, algumas dessas edições estarão disponíveis em download somente para divulgação, entretanto como muitas dessas obras estão à venda, também deixarei disponível o link para uma loja revendedora dessas HQs brilhantes.

Paralelamente, muitas sátiras dos personagens surgiram, e recentemente uma delas chamou bastante atenção por retratar Calvin 26 anos depois, numa comemoração aos 26 anos do lançamento de Calvin e Hobbes nos EUA. Chamado de Hobbes and Bacon, a tirinha de autoria do site Pants Are Overrated, mostra Calvin mais velho e sua filha Bacon, que agora se aventura com Hobbes. Veja clicando para ampliar as imagens:


O humor e o peculiar estilo de desenho em ação de Bill Watterson nessas tiras nos entretém e vai além, nos faz pensar profundamente sobre o seu significado moral, também exala riqueza cultural com menções a clássicos da literatura e personalidades históricas. As situações que geralmente lidamos em nossas vidas diariamente totalmente interligado numa fascinante fantasia, que também remete a uma nostalgia e a uma felicidade inocente e límpida. Calvin e Hobbes é digno de menção honrosa na nona arte.

O box epecial com 7 edições das coletâneas de tiras do Calvin e Haroldo estão disponíveis à venda no Submarino, clicando no link indexado. Eu já garanti o meu ein!
Um ótimo blog com muitas informações, curiosidades e tirinhas de Calvin e Haroldo é o Depósito do Calvin.


Scans: F.A.R.R.A. 


1 Pitacos
Pitacos

1 Pitacos:

Hromeu disse...

Melhor tira de quadrinhos de todos, todos, TODOS os tempos !!!!

Postar um comentário