domingo, 16 de outubro de 2011

Manual do Escoteiro Mirim (1978)



Nós que de alguma forma nos envolvemos com a cultura estrangeira, principalmente a americana, as vezes até incorporando elementos dela na nossa própria cultura certamente já percebemos em muitos filmes, desenhos e séries as menções ao escotismo.
Trata-se de um movimento originado na Inglaterra que tem na sua base de valores um conjunto de leis que priorizam a honra e a educação de jovens através do companheirismo, da fraternidade, da lealdade, do altruísmo, da responsabilidade, do respeito e da disciplina num convivio ao ar livre, em ressonância com o meio ambiente e a sociedade.
A proposta do escotismo se dinfundiu rapidamente pelo mundo e se tornou muito popular nos Estados Unidos sendo refletido em seus elementos culturais. Nos quadrinhos são classicamente representados pelos trigêmeos Huguinho, Zezinho e Luisinho que fazem parte do grupo de escotismo chamado Junior Woodchucks, no Brasil chamado de Escoteiros Mirins.

Como se trata de uma organização que preza valores e bons costumes, agrega vários elementos básicos para o convívio ao ar livre, truques, estratégias, construção, montagem, brincadeiras e tudo que é preciso saber para agir corretamente em quaisquer situações.
Para listar tudo isso, os escoteiros mirins carregam consigo um manual que possui todo tipo de informação que você pode imaginar. Incessantemente utilizado por Huguinho, Zezinho e Luisinho, o manual ensina desde como fazer uma pipa, decifrar códigos até relatar objetos históricos da antiguidade. Certamente nos quadrinhos a infinidade de usos do Manual é impressionante, até surreal, porém, por mais que algumas coisas pareçam peça de enredo do humor, muitos elementos relatados pelo manual são práticas verídicas do escotismo e por isso foram lançados várias edições do Manual dos Escoteiros Mirins.
Hoje trago pra vocês uma dessas edições. É um livro muito interessante para os garotos, se hoje o escotismo é pouco praticado, ainda assim seria legal usar vários truques dele em casa ou até mesmo nas férias e acampamentos. O que acham?


Scans: Quadrinhos Antigos
0 Pitacos
Pitacos

0 Pitacos:

Postar um comentário