quarta-feira, 23 de junho de 2010

A Patada: Os 60 anos do gibi Pato Donald em nova coleção Disney

A Patada

A Editora Abril anunciou meses atrás o lançamento da coleção Clássicos da Literatura, série que apresentará HQs antigas e inéditas dos personagens Disney vivendo aventuras inspiradas em consagradas obras literárias.

A coleção dará início às comemorações dos 60 anos do gibi Pato Donald, a mais longeva revista em quadrinhos em circulação no Brasil e a publicação que marcou a entrada da Abril no mercado editorial.

O primeiro volume, Os Três Mosqueteiros - com as HQs O Máscara de Ferro e O Capitão Fracasso -, traz de bônus um fac-símile de O Pato Donald # 1, publicada originalmente em julho de 1950 e reeditada apenas uma vez, em 1984. Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas, o famoso clássico que inaugurou a era dos romances capa-e-espada, numa paródia inédita com Donald no papel do mosqueteiro D’Artagnan. Para completar, também contamos com a participação de uma constelação de astros Disney, incluindo Branca de Neve e os Sete Anões!

No segundo volume da coleção, A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson, Tio Patinhas, Donald e os sobrinhos enfrentam piratas, encaram animais terríveis e vivem inúmeras aventuras em alto-mar! Surpresas no meio do oceano também não faltam em Marujos Intrépidos. E para fechar a edição, uma paródia das mais divertidas do conto O Fantasma de Canterville, do escritor irlandês Oscar Wilde!.

O terceiro volume, O Grande Teatro de Shakespeare, nos traz uma história inédita no Brasil, onde Donald personifica com muito humor o príncipe dinamarquês Hamlet, personagem de uma das peças mais conhecidas do dramaturgo e escritor William Shakespeare. Em outra criativa adaptação, ele também vive Otelo, o famoso mouro de Veneza. Não menos hilariante é a versão em quadrinhos de A Megera Domada. Só que, desta vez, ocorre uma curiosa inversão de gêneros, com o Tio Patinhas no papel de “megero”.

Em Os Cavaleiros da Távola Redonda, quarto volume da coleção, as famosas lendas sobre o rei Artur e os personagens mais conhecidos dos romances medievais estão presentes nas quatro histórias desta edição. Mickey e Pateta viajam no tempo para conferir a verdade sobre a famosa mesa redonda do castelo de Camelot. Mickey também é o protagonista de Nos Tempos do Rei Artur, em que ele se transforma casualmente no monarca da Inglaterra. Em A Lenda do Rei Artur, os eternos rivais Donald e Gastão disputam o poder e o coração de Margarida. E por final, temos também Tristão e Isolda, inspirada em uma antiga lenda celta.

No último volume já lançado, A Ilíada e A Odisseia, os famosos poemas épicos do grego Homero são fonte de inspiração para duas paródias inéditas. Na Ilíada, que remete ao famoso rapto de Helena de Troia, Tio Patinhas, Pateta, Donald e os sobrinhos desafiam o astuto Gastão e os Metralhas! A adaptação da Odisseia é ainda mais criativa. Os acontecimentos mitológicos da Grécia Antiga são transportados para o velho oeste americano, onde um corajoso Donald faz lembrar o herói grego Ulisses!

Ao todo são 20 volumes semanais, com preço de R$ 9,95 cada, que trazem histórias em quadrinhos já publicadas e aventuras inéditas dos personagens inspiradas em grandes obras da literatura mundial.

Veja agora os títulos da coleção completa:

1) Os Três Mosqueteiros (Já Lançado)
2) A Ilha do Tesouro (Já Lançado)
3) O Grande Teatro de Shakespeare (Já Lançado)
4) Os Cavaleiros da Távola Redonda (Já Lançado)
5) A Ilíada e a Odisséia (Já Lançado)
6) As Viagens de Marco Polo (Lançamento amanhã)
7) Guilherme Tell
8) O Mágico de OZ
9) Guerra e Paz
10) Cruzadas
11) Dom Quixote
12) 20.000 Léguas Submarinas
13) A Divina Comédia
14) A Guerra dos Mundos
15) Viagem ao Centro da Terra
16) O Anel dos Nibelungos
17) O Conde de Monte Cristo
18) Os Miseráveis
19) As Viagens de Gulliver
20) Lendas do Futebol

2 Pitacos
Pitacos

2 Pitacos:

Charizard+BR+ disse...

Parecem ser muito boms, vocês vão colocar o download dessas revista aqui no site ou ainda não se sabe?

McMiller disse...

Seria legal Charizard, porém como é uma série nova e ainda em circulação, acho melhor que fique pro futuro. É importante que o mercado dos quadrinhos se movimente pela curiosidade dos leitores que são atiçados por divulgações como essa que fiz nesse post. Mas é interessante que obras como essa fiquem gravadas, quem sabe mais pra frente, né? Não sei.

Postar um comentário