quarta-feira, 9 de junho de 2010

A Patada: 76 anos de Pato Donald!

 A Patada

Todo mundo conhece o Pato mais rabugento do mundo, Donald Fauntleroy Duck apareceu pela primeira vez no dia 09 de junho de 1934 em um curta-metragem da série dos Silly Symphonies, "A Galinha Espertalhona", adaptada de um conto russo em que uma pequena galinha procura ajuda para plantar um campo de milho. Donald, seu vizinho, fará de tudo para não ter de colocar as mãos na massa.
Criado por Walt Disney, sua aparência ficou eternizada pelo desenho feito pelo animador Dick Lundy  em "A Galinha Espertalhona". Ao lado, temos a imagem de Donald nesse curta-metragem, sua aparência é semelhante ao seu olhar moderno, penas e as cores do bico são os mesmos, camisa azul de marinheiro e chapéu, mas seus traços são mais alongados, quadril mais fino e seus pés menores.

História nos Quadrinhos

Apesar de em 1931 uma publicação Disney chamada Mickey Mouse anual ter mencionado um personagem chamado Pato Donald, a primeira aparição do personagem em quadrinhos foi numa tira de jornal baseado no curta The Wise Little Hen (A Galinha Espertalhona) publicado em 1934. Nos anos seguintes, Donald fez mais algumas aparições nos quadrinhos Disney, e em 1936, ele havia se tornado um dos personagens mais populares dos quadrinhos da Silly Symphonies . Ted Osborne foi o primeiro roteirista desses quadrinhos, com Al Taliaferro como seu artista. Osborne e Taliaferro também introduziram vários personagens no elenco de apoio a Pato Donald, incluindo os seus sobrinhos, Huguinho, Zezinho e Luisinho .
 Em 1937, um editor italiano chamado Mondadori criou a primeira história do Pato Donald destinado especificamente para histórias em quadrinhos . A história de dezoito páginas, escrita por Federico Pedrocchi, é a primeira a apresentar Donald como um aventureiro e não apenas como um personagem cômico.
Apesar de toda sua evolução, Donald só viria se destacar com um universo próprio pelas mãos do genial Carl Barks. Barks criou a cidade de Patópolis , e a preencheu com uma série de coadjuvantes, incluindo Gastão (1948), Professor Pardal (1952), Tio Patinhas (1947), Maga Patalógika (1961), Pão Duro Mac Mônei (1956), os Irmãos Metralha (1951), Lalá, Lelé e Lili (1953), o visinho Silva (1944) e Patacôncio (1961). Muitos dos personagens de Taliaferro fez a transição para o "Universo de Barks ", incluindo Huguinho, Zezinho e Luisinho e Margarida, sua namorada. Barks criou diversos cenários de aventura principalmente abordando histórias com Tio Patinhas, que se tornou um de seus personagens favoritos ganhando imensa popularidade. Neste ponto, Barks concentrou seus esforços sobre as histórias em Tio Patinhas, enquanto Donald tornou-se mais focado no humor e como um ajudante relutante de Patinhas, o pato mais rico do mundo. Característica essa que predomina até hoje nas histórias em que ambos estão juntos.



Feliz Aniversário Pato Donald, você é um legítimo Batutinha!!!
 
1 Pitacos
Pitacos

1 Pitacos:

McMiller disse...

Parabéns Pato!! Muitos anos de vida!!

Postar um comentário