domingo, 13 de junho de 2010

O Pato Donald (1950)

O que trago hoje é uma seleção de quadrinhos muito especiais. Lançada em julho de 1950, a revista O Pato Donald (Pato Donald desde 1980), foi o marco inicial da Editora Abril em quadrinhos Disney no Brasil. Além disso esse é o título de quadrinhos de mais longa publicação contínua em nosso país. Infelizmente ainda existem poucas edições disponíveis para divulgação e compartilhamento de HQ's raras e preciosas como essas. Mas muito vêm sendo feito pois quadrinhos como esses não podem apenas ficar nas lembranças dos mais velhos.
A revista do Pato Donald pode ser dividida em três fases distintas, a primeira que trazia histórias variadas do Pato e outros personagens Disney. Em janeiro de 1961, a partir do número 479 até a 1750, essa revista foi "dividida" em dois títulos: O Pato Donald (números pares) e Zé Carioca (números ímpares) lançado em semanas alternadas. Portanto, na fase 2 desse tópico só teremos números pares, os números ímpares correspondem ào título da fase 1 do Zé Carioca neste tópico. A partir da número 1751 é que a revista retoma ao título "Pato Donald" até o número de hoje variando em periodicidades mensais, bimestrais e até semanais. A revista completa em julho desse ano 60 anos de publicações, foram até a edição de junho 2383 edições, além de mais de 15 títulos especiais surgidos da publicação.

Os quadrinhos disponíveis aqui foram colaborações de diversos grupos como o F.A.R.R.A, Quadrinhos Antigos, Revolução dos Quadrinhos e até nós dos Batutinhas (SQ) temos nossa contribuição nisso tudo. Até mais! Conforme mais lançamentos forem aparecendo editarei esse tópico. Lembrando também que os quadrinhos que forem lançados pelos batutinhas terão tópicos separados, e que as edições do Pato Donald da Boom! Kids não possuem relação com esse título.

Fase 1


Fase 2


Fase 3

1 Pitacos
Pitacos

1 Pitacos:

Postar um comentário